fbpx

Glossário básico para Atletas Iniciantes na prática do voleibol

O voleibol à semelhança de qualquer outra modalidade desportiva requer terminologia específica. Se estás a dar os primeiros passos no mundo do voleibol, é crucial compreender e interpretar a sua terminologia e os seus fundamentos técnicos essenciais.

Neste post, iremos apresentar um glossário básico que qualquer atleta em formação deve reconhecer.

1. Serviço:
O serviço é vulgarmente entendido como o ato de colocar a bola em jogo. É o único procedimento de jogo que permite ao atleta reter a bola e o único procedimento de jogo que não depende diretamente dos companheiros ou dos adversários para dar início à sua execução

2. Receção:

Primeiro contacto efetuado em resposta e após o serviço adversário, com a finalidade de dirigir a bola para a zona de intervenção do passador.

3. Passe:

Elemento técnico que utiliza as mãos (dedos) de forma simultânea para contactar a bola, habitualmente acima e à frente da cabeça, dirigindo a bola para um alvo.

4. Manchete:

A manchete é um gesto técnico normalmente utilizado como primeira opção na receção do serviço adversário. É caracterizada pelo contato com a bola com os antebraços.

5. Ataque:

Tentativa da equipa terminar uma jogada com uma ação ofensiva, que consiste em bater a bola para o solo do campo adversário.

6. Bloco:

Primeira ação defensiva executada por um ou mais jogadores que se encontram na zona denominada de ataque, caracterizada pela execução de um salto vertical em frente à bola, com o objetivo de contactando a bola, intercetar um ataque (parar ou reduzir a sua velocidade),

7. Defesa

Segunda ação defensiva de resposta a um ataque efetuado pela equipa adversária.

8. Complexo 0 (K0)

Toda a ação que uma equipa realiza quando se encontra em posição de serviço;

9. Complexo 1 (K1)

Toda a sequência que uma equipa realiza em situação de receção ao serviço;

10. Complexo 2 (K2)

Toda a sequência que uma equipa realiza quando está na posse de serviço, mas em contexto de defesa perante o ataque adversário;

Sugestão:

Identificar as ações e interpretar o jogo é fundamental. Com dedicação e compromisso, estarás pronto para enfrentar desafios mais complexos e elevar o teu jogo para novos patamares.

Boa sorte!

OUTROS ARTIGOS

O treino de força é muitas vezes subestimado, mesmo quando se trata das mulheres que gostam de treinar. Há varias razões para acharem isso e eu já ouvi inúmeras ao longo destes anos, mas a que está em n.º 1 é: 'Eu não quero ficar muito musculada'!

O voleibol à semelhança de qualquer outra modalidade desportiva requer terminologia específica. Se estás a dar os primeiros passos no mundo do voleibol, é crucial compreender e interpretar a sua terminologia e os seus fundamentos técnicos essenciais.

Como é, pessoal! Estamos no início de um novo ano, e sabem o que isso significa? Tempo de mais uma vez estabelecermos os nossos objetivos de fitness para 2024 e desta vez conseguirmos atingir tudo... ou quase tudo!

Este título é muito vago e não diz nada do que vão ler a seguir, mas o objectivo é mesmo esse, deixar a curiosidade sobre o que vem aí… Espero ter conseguido 😀